Você sabe a diferença entre reciclato e reciclado?

Atualmente os consumidores do mercado gráfico estão se conscientizando mais acerca dos produtos que estão adquirindo. Por isso, é importante saber a diferença entre esses dois tipos de papéis que podem ser utilizados, veja:

O papel reciclado é feito 100% de papel da coleta urbana. Já o papel reciclato é produzido por uma empresa de celulose, sendo apenas 25% do seu material é composto por papéis de coleta urbana e 75% da do seu material é composto do reaproveitamento dos restos de dentro da fábrica.

Ambos os papéis não existem na coloração branca, pois para que isso ocorresse seria necessário acrescentar produtos químicos na produção, o que não é válido nessa perspectiva sustentável. Assim, o papel reciclado é mais rústico enquanto o papel reciclato possui uma textura mais lisa.

 

Aplicação

Por ser mais rústico, o papel reciclado tem o uso limitado. Ele é indicado na aplicação de rolos de papel toalha, papel higiênico, papelão e outros. Já o papel reciclato tem bastante aplicação na impressão de peças gráficas, como: cartão de visitas, envelopes, calendários e outros.

Ambos são favoráveis para o meio ambiente e começar a utilizar essas alternativas sustentáveis é uma forma de ajudar a natureza e proteger seus recursos (que são nossos e podem faltar caso sejam extraídos demasiadamente).