Saiba a diferença entre RGB, Pantone e CMYK

 

A escolha das cores certas é essencial para o desenvolvimento do seu negócio. Mas e quando você já tem uma paleta de cores definida, tem todo o arquivo gráfico pronto, mas não sabe como imprimir de modo que agregue valor a sua marca? Continue lendo que vamos de ajudar nessa questão.

Antes de imprimir qualquer arquivo gráfico, é necessário fornecer informações importantes para a gráfica que realizará o trabalho. Para isso, você precisa saber a diferença básica entre os três principais padrões de cores:

 

RGB

As cores são geradas a partir de pixels iluminados, que podem ser reproduzidos apenas em telas de display eletrônico. O RGB é muito utilizado quando seu produto gráfico é focado para web. Ele significa: vermelho (red), green (verde) e blue (azul) que são as principais cores expostas em um monitor digital.

Essa escala é menor que a Pantone e maior que a CMYK. Isso ocorre, pois seu sistema possui um aditivo maior, ou seja, é um sistema que permite adicionar cores a fim de formar novas. Essas cores nem sempre conseguem ser transmitidas efetivamente em impressões gráficas, por isso são convertidas para CMYK na hora da impressão.

 

Pantone

A Pantone Inc. é um empreendimento americano considerado autoridade no quesito cor. Seu sistema de cores é mundialmente conhecido e possuem todos os tipos possíveis de cor, que são usados em praticamente qualquer nicho.

Suas cores são exatas, com alta fidelidade e podem ser escolhidas a partir de um catálogo, ou seja, isso é essencial na hora de passar um projeto para o cliente. Afinal, com o código das cores definidos é possível que qualquer outra pessoa tenha acesso a paleta de cores que foi usada no projeto, inclusive a gráfica na hora da impressão.

 

CMYK

A abreviação de CMYK é: Ciano (cyan), magenta (magenta), amarelo (yellow) e preto (black), muito utilizado nas impressoras e fotocopiadoras de gráficas. Tanto que é o formato mais indicado para impressões de materiais gráficos.

Também é possível formar novas cores a partir da mistura das já existentes, sendo o preto o principal responsável por definir o tom das outras cores.

 

 

 

 

E então, conseguimos esclarecer sua dúvida?