Como fazer uma videoconferência mais produtiva

O home office se tornou uma realidade para muitos brasileiros neste período de pandemia, afinal algumas empresas decidiram manter o quadro de funcionários trabalhando a distância. Dessa forma, separamos dicas que vão auxiliar na comunicação (normalmente realizadas por videoconferência) com sua equipe.

1- Esteja preparado para reunião

Dias antes de realizar a reunião crie pautas sobre o tema que será abordado, assim você consegue ser conciso na sua fala sem esquecer nenhum tópico importante. Além disso, após a reunião, compartilhe suas anotações e comentários com outros membros da equipe.

2- Seja seletivo no lugar em que será feito sua videoconferência

Quantas vezes os ruídos externos e um cenário inapropriado fizeram parte das videoconferências? Pois é, isso torna o diálogo ineficaz e com muitas distrações. Então opte por ambientes neutros, de preferência com fundo liso e com o mínimo de barulho possível.

3- Quando não estiver falando, silencie o microfone

Essa é uma medida opcional, já que é mais fácil diminuir os ruídos quando apenas um microfone está ligado. Isso evita a falta de concentração dos integrantes e possíveis constrangimentos (caso alguém te chame inesperadamente).

4- Use e abuse do compartilhamento de tela

Sempre que necessitar mostrar ou citar algum documento, use o compartilhamento de tela para que os outros participantes tenham acesso ao conteúdo que está sendo propagado. Assim, é mais fácil captar a atenção e o entendimento de todos.

5- Estude o aplicativo escolhido para realizar suas videoconferências

É importante você ter conhecimento da plataforma que está sendo usada nas reuniões para que não perca tempo ou se confunda na utilização da plataforma. Além de auxiliar o processo, afinal ninguém quer sair de uma videoconferência acidentalmente, não é mesmo?

 

 

Essas dicas foram úteis para você?