Como escolher a cor ideal para sua marca?

 

A marca é o ponto chave de todo negócio, ela dialoga com seu público e é base de referência para futuros clientes. Então, todo tempo que é reservado dentro do seu planejamento para esse produto final é importantíssimo para conquistar clientes visualmente.

No blog Portal da Impressão tem um post que aborda a importância da comunicação visual para o seu negócio, nele é possível aprender qual a melhor forma de estabelecer a identidade visual da sua empresa. Para saber mais como aplicar esses conhecimentos na sua logomarca continue lendo abaixo.

A importância das cores

Você já parou para pensar o motivo de sentir fome sempre que vê a logomarca do Mc Donalds? Ou porque a mesma é vermelha? Acontece que as cores tem grande influencia na percepção cognitiva humana, podendo nos influenciar. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Amarelo: Otimismo e juventude, muito utilizada para chamar a atenção (principalmente em vitrines).
  • Azul: Transpassa a sensação de confiança, muito utilizada em bancos.
  • Vermelho: Energia, usado frequentemente para sinalizar promoções ou despertar emoções de movimento.
  • Verde: Associada ao relaxamento, saúde e bem estar.
  • Laranja: Frequentemente usada para chamar à ação.
  • Rosa: Feminina e romântica, utilizada no marketing voltado para esse tipo de público.
  • Preto: Poder, usado frequentemente em marcas de luxo.
  • Lilás: Transmite calma, normalmente utilizada para produtos de beleza.

Vale ressaltar que cada cor deve ser usada de acordo com as intenções do seu negócio, levando em conta o público-alvo como principal fator de análise. Para facilitar o processo utilize algumas perguntas norteadoras, como:

  • Que tipo de sentimento quero estimular no meu cliente?
  • Para quem eu quero vender?

Também é importante analisar desde o sexo até a personalidade do seu público. Dessa forma, é possível escolher uma cor primária que norteará o resto do processo de formação da logomarca. Por exemplo, se seu produto for alimentos orgânicos, em sua análise é preciso entender onde se consome mais essa alimentação.

É possível escolher mais de uma cor?

Lembre-se que sua marca deve ser criada pensando em quem sua empresa deseja alcançar, então esqueça padrões estéticos e gostos pessoais na hora do planejamento. Além disso, é possível utilizar mais de uma cor contanto que haja uma harmonia e que ambas façam sentido juntas.

Há formular e técnicas voltadas para escolha da cor da sua marca, as quais podem ajudar na sua formulação. Primeiro, escolha as três cores que serão utilizadas, em seguida use 60% da cor dominante, 30% da cor secundária e 10% de uma cor de acabamento. Também é possível utilizar a mesma cor só que com tonalidades diferentes, como vários tons de verde seguido do claro até um mais opaco.

Outra dica para auxiliar na escolha das cores da sua marca, é consultar o círculo cromático, assim é possível escolher entre as cores análogas (próximas e semelhantes ao círculo cromático) e as cores complementares (são as opostas ao círculo). Assim, utilizar tais referências artísticas é essencial para criação de uma marca incrível.